Pular para o conteúdo principal

Correria de Final de Semestre

A grande maioria das pessoas prefere postergar os seus problemas (ou até mesmo seus compromissos) ao invés de encará-los. É a famosa situação de "deixar tudo para última hora".
O maior exemplo disto são os alunos. Se tem uma tarefa para entregar na segunda, começa a pensar no domingo à noite. Se a prova final é na quinta, estuda na quarta-feira. Se o professor deixa usar uma folha de ajuda, vai fazer ela meia-hora antes da prova.
A grande parte dos meus alunos, por exemplo, deixou para estudar no final do semestre (e estão pagando o preço por isto), enquanto que se fizessem os exercícios que foram passados desde o início, possivelmente teriam um final-de-ano mais feliz.
Além disso, é nesta época que os alunos começam a pensar nos seus direitos acadêmicos! É fato o professor ouvir coisas como:
  • Mas eu sou formando, não posso reprovar (devia ter pensado nisto antes)
  • Se eu for reprovado, vou perder a bolsa (quem tem de manter a bolsa é o aluno, não o professor)
  • Quanto tu quer para me passar? (um apartamento de 250m2 mobiliado, quitado, com impostos pagos até 2136, com uma Ferrari e uma BMW na garagem poderia ajudar)
  • Se o senhor não me passar, vou falar com a coordenação. (Que bom, mas vamos juntos)
  • Sou eu quem pago o teu salário. (Quem paga é a universidade, tu paga é para ela)
  • Eu trabalho a semana toda, estudo à noite e não tenho tempo para fazer os exercícios. (Bem-vindo à vida de 60% dos estudantes. Te acostuma).
Professor sofre nesta época!

Além disso, comum você ouvir, quando vai convidar um amigo para uma festa que ocorre no final dos meses de junho e/ou novembro, ele comentar: "não dá, estou em correria de final do semestre"! Na real, seu amigo ficou 3 meses vagabundeando e fazendo festas ao invés de estudar e, agora, está apavorado para não ter que repetir a disciplina.
As dicas para passar bem o semestre são conhecidas, pena que nem sempre são aplicadas. A seguir cito algumas:
  • Organize um horário para estudar
  • Faça anotações no material de aula (principalmente as dúvidas)
  • Tente fazer os exercícios ainda em sala-de-aula
  • Caso tenha qualquer dúvida, chame o professor.
Claro que, agora em novembro tu só tem de rezar para que tudo tenha dado certo. E é certo que tu vai pensar nisto antes de começar o próximo semestre. O problema, na real, é realmente colocar em prática para que possa curtir sossegado durante o próximo ano.

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado. Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV , que ainda não suporta o sistema Linux. Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos: Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base. As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empre

Por que apenas 140 caracteres no Twitter?

Li no Blue Bus um artigo de Julio Hungria que explica por quê as mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres e por quê o Twitter usa 140. Cultura inútil para que você possa colocar em uma conversa com amigos nerds em uma mesa de bar (sim, porque " os nerds também bebem "). Você já se perguntou por que as mensagens de SMS tem no máximo 160 caracteres (algumas até menos que isso) e por que o Twitter limita em 140? O Los Angeles Times publicou uma matéria sobre o homem que determinou o limite de 160 caracteres e como foi que ele chegou a esse número. Se você pensa que houve uma longa e profunda pesquisa envolvendo engenheiros, está errado. O responsável por estabelecer o máximo de 160 caracteres foi o alemão Friedhelm Hillebrand , que em meados dos anos 80 era chairman de um comitê de serviços de dados na Global System for Mobile Communications , um grupo que formava parâmetros para o mercado global de comunicação mobile. Hillebrand sentou diante de uma

Dez dicas para a festa de confraternização da empresa

Em época de festas de fim-de-ano, muitas empresas costumam fazer suas confraternizações. Assim, seguem 10 dicas de como tratar estas festas de empresas: 1) Não vá 2) Resolveu encarar? Lembre-se: você tem todo o direito de enfiar os dois pés na jaca, beber até virar uma bailarina russa e vomitar aos litros. Mas, na frente do seu chefe e do dono da empresa, não pega bem. 3) Você não vai conquistar a estagiária ensopado de suor, pendurado no lustre e mostrando a bunda. 4) Com 'mé' de graça, a bebedeira não tem limite. Mas seu fígado tem. 5) Não tente se vingar do big boss nesse momento de confraternização - dando uma rasteira no sujeito enquanto ele dança enlouquecido na pista, por exemplo. Sempre há testemunhas. 6) O mesmo vale para quem se aproveita da ausência do cônjuge e resolve mudar de cardápio: isso nunca ficará apenas entre vocês dois, três, quatro... 7) Não é todo mundo que bebe. E são os sóbrios que contarão para a empresa inteira os micos que você pagou