Pular para o conteúdo principal

Notas de Leitura - Por que os Generalistas vencem em um mundo de Especialistas

No final do ano passado me deparei com uma sugestão no site da Amazon do livro "Por que os Generalistas vencem em um mundo de Especialistas", de David Epstein. Como o título me chamou a atenção, pois me considero muito mais uma pessoa Generalista do que um Especialista em si, resolvi lê-lo e coloco aqui minhas impressões.

Basicamente o autor tenta mostrar que as pessoas podem ter sucesso das duas formas. Para isto ele cita os exemplos clássicos do esporte.

Primeiro Tiger Woods, um golfista que foi treinado desde cedo pelo seu pai (dizem que começou a dar tacadas aos 2 anos de idade) e se tornou o golfista mais vencedor da história! Um treinamento dedicado durante toda a sua vida o levou a atingir o topo do esporte (ignorando os problemas da vida pessoal dele, claro)! 

O segundo exemplo é do tenista Roger Federer. Federer começou tarde no tênis, primeiro experimentou vários outros esportes e, apenas as 14 anos, começou a treinar com mais dedicação. Inclusive Federer comenta que esta experiência em outros esportes foi fundamental para o sucesso que ele obteve.

A partir deste exemplo inicial, vários outros exemplos são citados. Em resumo o autor defende que os generalistas resolvem os problemas com uma visão mais ampla, agregando experiências de diversas áreas, se valendo também da experiência de especialistas para conseguir chegar em uma solução.

Já os especialistas, por terem um conhecimento muito específico em um determinado campo, tendem a resolver seus problemas sempre levando para a sua área. É como se um médico especialista em cardiologia atendesse na emergência e dissesse que todos os pacientes que chegaram tenham algum tipo de problema no coração!

A meu ver, os dois tipos de profissionais são necessários! Generalistas podem oferecer às empresas formas e experiências diferentes para resolução dos problemas. Os seus múltiplos conhecimentos poderão aumentar a inovação e trazer novos pensamentos onde a visão e a forma de trabalho seja muito "engessada".

Já os Especialistas trazem justamente o conhecimento específico. As vezes precisamos dele para resolver rapidamente um problema ou para termos um aprofundamento maior em uma determinada disciplina. 

Para o caso da área em que atuo (informática), a necessidade termos pessoas dos dois perfis é evidente. Algumas questões técnicas específicas são melhor resolvidas por um especialista como, por exemplo, tente montar uma arquitetura de processamento de dados, com aprendizado de máquina e resultados em tempo-real! Um especialista na área pode conhecer as melhores ferramentas, as melhores arquiteturas, formas de pensar a solução de uma maneira mais performática! Entretanto, um generalista pode trabalhar em conjunto, usar este conhecimento montado, esta arquitetura, e tirar conclusões dos resultados que apenas uma visão mais ampla possibilitaria!

Eu recomendo a leitura para entendermos os diferentes tipos de pessoas e as diferentes formas de pensar para chegarmos a resolução do problema. Afinal, como demonstra o autor, "as esperiências e a capacidade de aprender com os próprios erros são qualidades comuns a grandes nomes da história, sejam eles inventores, empreendedores, esportistas ou profissionais de alta performance".

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado. Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV , que ainda não suporta o sistema Linux. Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos: Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base. As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empre

Por que apenas 140 caracteres no Twitter?

Li no Blue Bus um artigo de Julio Hungria que explica por quê as mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres e por quê o Twitter usa 140. Cultura inútil para que você possa colocar em uma conversa com amigos nerds em uma mesa de bar (sim, porque " os nerds também bebem "). Você já se perguntou por que as mensagens de SMS tem no máximo 160 caracteres (algumas até menos que isso) e por que o Twitter limita em 140? O Los Angeles Times publicou uma matéria sobre o homem que determinou o limite de 160 caracteres e como foi que ele chegou a esse número. Se você pensa que houve uma longa e profunda pesquisa envolvendo engenheiros, está errado. O responsável por estabelecer o máximo de 160 caracteres foi o alemão Friedhelm Hillebrand , que em meados dos anos 80 era chairman de um comitê de serviços de dados na Global System for Mobile Communications , um grupo que formava parâmetros para o mercado global de comunicação mobile. Hillebrand sentou diante de uma

Como se tornar "Mayor" (Prefeito) no Foursquare

O Foursquare é uma rede social e microblogging que permite ao usuário indicar onde se encontra e procurar por contatos seus que estejam próximo desse local. O aspecto legal vem do fato de ser possível acumular distintivos (badges) relativos aos lugares específicos. Outra coisa legais do Foursquare é a possibilidade de você se tornar "Mayor" (prefeito) de um lugar. Muitas empresas têm criado promoções para os prefeitos de suas lojas (a Starbucks, por exemplo, chega a oferecer descontos para os prefeitos ). Entretanto, sempre tive dúvidas de saber como é a regra para se tornar Mayor de um lugar específico. Tinha uma idéia de como era, mas não tinha a explicação oficial. O Foursquare colocou um post em seu blog explicando como isto é feito ( original aqui ). Basicamente a regra é a seguinte: Para se tornar Mayor de um lugar, você precisa ter feito check-in neste lugar em mais dias do que qualquer outro usuário nos últimos dois meses (60 dias). Apenas um check-in por dia co