terça-feira, 22 de abril de 2008

Sobre o Terra no FISL 9.0



Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado.
Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV, que ainda não suporta o sistema Linux.
Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos:
  • Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base.
  • As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empresa.
  • Usuários de Linux correspondem hoje a 6% dos acessos ao portal. Com isto, estamos trabalhando para melhorar a compatibilidade de todos os sistemas para esta plataforma
  • Como encontrar profissionais competentes para trabalhar nestas plataformas não é tarefa fácil, na maioria das vezes o Terra capacita os desenvolvedores para estas tarefas.
  • Para o lançamento do Terra Vídeos, a possibilidade de ser multi-plataforma para o usuário foi uma das características do produto.
Sobre o TerraTV:
  • Já conseguimos realizar testes com sucesso no Firefox em um sistema FreeBSD. O Firefox em Windows já funciona, com a instalação de um plug-in específico para os controles ActiveX.
  • O Terra está trabalhando para corrigir alguns pontos para permitir que usuários Linux tenham as mesmas funcionalidades que um usuário Windows hoje tem para acessar o produto.
  • Além disso, existem requisitos de produto que ainda não foram solucionados no Linux que impedem que seja possível colocar um link "tocar mesmo assim" e permitir que o usuário escolha o seu player preferido. O porte destes requisitos exige uma mudança no sistema de back-end do TerraTV que já está em desenvolvimento.
  • Com isto, o Terra espera lançar em breve uma nova versão do TerraTV onde possa liberar para todo e qualquer usuário, em qualquer sistema operacional, todo o conteúdo do melhor conteúdo de TV por Internet da América Latina.
O FISL 9.0 foi uma oportunidade para que a empresa esclarecesse estes pontos, até para "colcoar a cara para bater" em relação a isto. Eu, pessoalmente, respondi estas questões para todos os participantes que me perguntaram (que não foram poucos) e posso garantir que tentamos realizar o melhor trabalho possível para nossos usuários.
Caso alguém tenha alguma dúvida adicional sobre Terra e Software Livre, pode colocar um comentário aqui no site, que responderei todas as que souber.

18 comentários:

Anônimo disse...

Interessante seu post, mas não vai adiantar muito, o pessoal que usa software livre é diferente de quem prega software livre, e quem reclamou prega.

O pessoal é tão besta que não se toca que para ter uma infra estável a empresa necessita de usar Linux em seus sistemas, ou que a estabilidade que você vê nos portais vem da base em SL.

Andre Almeida disse...

Usar Software Livre é bem diferente de respeitar quem usa e é muito diferente de incentivaro uso do mesmo.

O principal ponto é sim o Terra TV, e o Terra não está trabalhando em ajudar não.

Acabou de lançar os vídeos em HD usando Silverlight que obviamente não funciona no linux. Não tenho nada contra a tecnologia de nenhuma empresa, mas sou a favor de padrões abertos principalmente na web. A web deve ser acessível a todos portanto usar uma tecnologia que só funciona no Windows não é uma boa. HD existe em flash que tem para quase todas (se não todas) plataformas.

E sobre o Terra TV comum existem diversas maneiras de fazer funcionar é só NÃO usar o ActiveX.

E sabe-se que as decisões tecnologicas no Terra não são tomadas com base nestes princípios, me parece muito mais uma questão negocio$, parcerias. Que normalmente vem de cima para baixo.

Me desculpe, mas o Terra não está tendo uma postura de uma empresa que está de acordo com as filosofias do software livre.

E sempre dizem que tem empresas que aproveitam o Software Livre para fazer marketing, o Terra tentou isso, não sei se conseguiu, comigo não.

Enquanto o Terra não mudar na prática, o discurso pra mim continua sendo bla bla bla.

http://mundoandre.blogspot.com/2008/02/terra-exclui-usurios-de-linux.html

Rodrigo disse...

É realmente muito gratificante ter conhecimento sobre o que o Terra faz e está fazendo com SL.

Parabéns a toda equipe do Terra!!

Gustavo disse...

Sou assinante do Terra há algum tempo. Sempre em casa uso tanto Linux quanto Windows e confesso que fiquei bem decepcionado devido ao fato de ser impossível acessar o TV Terra pelo Linux.

Fico mais tranquilo em saber que o Terra está trabalhando para atender a todos. Entendo perfeitamente e respeito tudo o que foi colocado. Esperarei ansioso pelo oportunidade de poder acesso aos vídeos pelo Linux.

E acho que não é novidade pra ninguém o Terra usa o linux, independente de onde seja e para que. Que provedor hoje não usa ? Que grande empresa hoje não usa SL ? Isso é fato !!! E tenho certeza que o Terra contribui de certa forma com o SL. Acredito no que foi dito.

Abraços.

Gustavo.

Enderson Maia disse...

usar todo mundo usa. Quero ver colaborar! Não to dizendo que é obrigado, mas se não colaborar, também não vá participar de um evento dizendo que usa e colabora, se não tem como provar.

Claro que o Terra usa SL, mas essa de dizer que colabora anonimamente, não cola. "Show me the code!" ;)

Concordo que só de usar e divulgar, de certa forma, é uma propaganda para software livre, mostrar sua estabilidade e tudo mais, mas acho que este tempo já passou.

Leandro Severino disse...

Sou um expectador diário do Terra.
Se precisarem de alguma ajuda para resolver este problema por favor contatar. Tenho experiência no desenvolvimento de aplicações/soluções multi-plataforma/multi-ambiente/multi-navegador.

Ah, para finalizar com muito multi, sou um multi-usuário de sistemas operacionais.

Falando sério, precisando de alguma ajuda contate-me.

Thadeu Penna disse...

Eu sou ex-usuário do Terra. Deu trabalho mas consegui. Depois de me oferecerem um plano com suporte pela metade do que eu pagava com suporte, resolvi dar uma chance. A primeira atendente jurou que dava suporte telefônico ao Linux. Na primeira tentativa, o atendente não só negou o suporte como disse que o Terra tinha convênio com a Microsoft e que isto seria uma garantia de bom funcionamento. Quando disse que comandava 300 máquinas Linux e não seria ele a me convencer a usar Windows em casa, ele resolveu cancelar minha conta.
A minha saga, e de outros nos comentários, está em http://profs.if.uff.br/tjpp/blog/entradas/de-provedor-novo .

renato disse...

A frase que você citou está completamente correta:

"...o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres..."

Vocês estavam lá no FISL parecendo a Microsoft no ano passado, ou seja, totalmente perdidos.

Dizer que o Terra contribui com bug-reports é ridículo, pois qualquer retardado faz isso.

Dizer que o Terra contribui com patchs anoninamente também é muito fácil. "Talk is cheap... Show me the code".

Att,
Renato
Cachoeirinha-RS

Kessia disse...

Defender o Terra quando este possui algo que é nitidamente incompatível com todos os mais de 7400 pessoas que estavam no evento e outros milhares que não estavam é meio que loucura. O Terra fez besteira incompatibilizando o Linux, não há nada para vocês fazerem com stand no FISL. Se contribuem anonimamente, porque não foram como anônimos para o FISL!? Seria muito melhor fazer uma palestra de caso de uso do que montar um stand. O Terra TV já fez muita gente que conheço sair do Terra e eu faço essa campanha. Para que pagar pra quem não nos apóia? Não há problema em pagar o provedor, mas no serviço que ele concede para apenas a maioria, não para todos.

dsantos disse...

Sinceramente fica difícil até de acreditar na veracidade da mensagem postada pelo representante do Terra.

1. Se ela fosse verdadeira e representasse uma preocupação do Terra com seus usuarios, note bem não estou me referindo ao Software Livre, todos tem a liberdade de escolha. Voltando, se o Terra se preocupasse com seus clientes essa mensagem de preocupação estaria em uma página do próprio provedor.

2. Uma msg deste tipo pra mim qualifica mais a epuipe do Terra como incompetente e digna de demissão, do que como preocupada com os usuarios da plataforma Linux.

3. Usar SL não quer dizer que tenham uma preocupação em fornecer este serviço aos clientes.

O unico ponto positivo é que se o autor da mensagem realmente for do Terra, pela primeira vez não estamos recebendo a mensagem padrão gerada automaticamente.

Andre Almeida disse...

Obrigado pela resposta no meu e-mail e fico esperando a mudança de postura do Terra.

Pois acho que não devo ser prejudicado porque uso o sistema operacional A ou B, a web deve ser acessível por todos, por isso é importante utilizar padrões abertos.

Obrigado pela resposta.

Marco disse...

Que bom alguém está fazendo alguma coisa para corrigir esta má impressão sobre o Terra TV. Já estava virando motivo de chacota e mau exemplo nas listas de discussão:
Terra travando a web

Andre Almeida disse...

Você disse:
"O Terra está trabalhando para corrigir alguns pontos para permitir que usuários Linux tenham as mesmas funcionalidades que um usuário Windows hoje tem para acessar o produto."

3 meses depois e NADA!
O Terra continua excluíndo os usuários de linux. Os usuários de linux tem q se unir e concenver todo mundo que assina Terra a assinar outro provedor além de nunca + entrar naquele site.

Abraços

blabos disse...

Se precisar de desenvolvedor pra remover o 'if linux then erro', me mande um email. Fora isso, tá querendo enganar a quem?

Marcio Miranda disse...

Terra+Telefônica= Empresa ordinária, mentirosa, incompetente.

Tem alguns cretinos dando "parabéns" ao Terra...me falam o que ele fez para vocês?? Esse bando de mentirosos (Terra) com essa conversinha de bom moço não engana ninguém não. Alias, enganou sim, algumas almas ingenuas aqui nesse post.

Marcelo disse...

Se estão trabalhando, porque não respondem nenhum email informando isso? Porque por telefone não dão essa informação?

Porque não tirar a verificação de SO (tirar um IF?) e deixar que usuários de linux se virem para configurar o player ou copiar o link ou qualquer outra coisa?

Acredito seriamente que não há interesse em liberar a TV terra para o linux e acredito que isso tenha a ver com alguma parceria feita com a Microsoft, já que a alta definição está em Silverlight.

[]s
Marcelo

AndersonTM disse...

André Almeida - "Acabou de lançar os vídeos em HD usando Silverlight que obviamente não funciona no Linux."

Antes de mais nada, não sou a favor da Micro$oft nem de seus padrões, mas quanto ao silverlight já é possível ter alguma coisa em Linux sim, através do Moonlight, projeto que permite reprodução de conteúdo silverlight no Linux, então não é correto dizer que é não funciona em Linux, mas que seria mais fácil para todos se usassem a tecnologia Flash, que é mais comum e mais usado.
Nem mesmo no window$ eu instalo o Silverlight! Tb não gosto dele!
Abraços.

AndersonTM disse...

Esqueci de postar o link do moonlight:
http://www.mono-project.com/Moonlight