Pular para o conteúdo principal

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado.
Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV, que ainda não suporta o sistema Linux.
Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos:
  • Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base.
  • As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empresa.
  • Usuários de Linux correspondem hoje a 6% dos acessos ao portal. Com isto, estamos trabalhando para melhorar a compatibilidade de todos os sistemas para esta plataforma
  • Como encontrar profissionais competentes para trabalhar nestas plataformas não é tarefa fácil, na maioria das vezes o Terra capacita os desenvolvedores para estas tarefas.
  • Para o lançamento do Terra Vídeos, a possibilidade de ser multi-plataforma para o usuário foi uma das características do produto.
Sobre o TerraTV:
  • Já conseguimos realizar testes com sucesso no Firefox em um sistema FreeBSD. O Firefox em Windows já funciona, com a instalação de um plug-in específico para os controles ActiveX.
  • O Terra está trabalhando para corrigir alguns pontos para permitir que usuários Linux tenham as mesmas funcionalidades que um usuário Windows hoje tem para acessar o produto.
  • Além disso, existem requisitos de produto que ainda não foram solucionados no Linux que impedem que seja possível colocar um link "tocar mesmo assim" e permitir que o usuário escolha o seu player preferido. O porte destes requisitos exige uma mudança no sistema de back-end do TerraTV que já está em desenvolvimento.
  • Com isto, o Terra espera lançar em breve uma nova versão do TerraTV onde possa liberar para todo e qualquer usuário, em qualquer sistema operacional, todo o conteúdo do melhor conteúdo de TV por Internet da América Latina.
O FISL 9.0 foi uma oportunidade para que a empresa esclarecesse estes pontos, até para "colcoar a cara para bater" em relação a isto. Eu, pessoalmente, respondi estas questões para todos os participantes que me perguntaram (que não foram poucos) e posso garantir que tentamos realizar o melhor trabalho possível para nossos usuários.
Caso alguém tenha alguma dúvida adicional sobre Terra e Software Livre, pode colocar um comentário aqui no site, que responderei todas as que souber.

Postagens mais visitadas deste blog

Pensar primeiro em Mobile deixou de ser o futuro, é o presente

O legal de estar em um evento de desenvolvedores mobile é que tu acaba ouvindo coisas óbvias sobre comportamento de usuário que geralmente não nos demos conta. Desenvolvo aplicativos Web desde 1999. Em 1999 tínhamos a seguinte situação no Brasil: A tecnologia móvel estava no início da era digital, com as tecnologias GSM e CDMA Os aparelhos serviam basicamente para 3 coisas: fazer ligações, enviar mensagens SMS e jogar Snake. O Nokia 6160 e o Motorola Startak eram o topo de linha! A Internet (discada) custava em torno de 40 reais por um plano de 56Kbps (a ser pago ao provedor), além do custo da ligação pelo modem Yahoo! era o melhor buscador, copiando o modelo de catálogo que os usuários estavam acostumados desde o tempo das listas telefônicas Utilizávamos o ICQ e e-mail para comunicação, os arquivos eram armazenados localmente e usávamos computadores que não podiam ser carregados facilmente para todos os lugares. Sites de notícias tinham o mesmo modelo dos jornais: uma c

Notas de Leitura - Por que os Generalistas vencem em um mundo de Especialistas

No final do ano passado me deparei com uma sugestão no site da Amazon do livro "Por que os Generalistas vencem em um mundo de Especialistas", de David Epstein. Como o título me chamou a atenção, pois me considero muito mais uma pessoa Generalista do que um Especialista em si, resolvi lê-lo e coloco aqui minhas impressões. Basicamente o autor tenta mostrar que as pessoas podem ter sucesso das duas formas. Para isto ele cita os exemplos clássicos do esporte. Primeiro Tiger Woods, um golfista que foi treinado desde cedo pelo seu pai (dizem que começou a dar tacadas aos 2 anos de idade) e se tornou o golfista mais vencedor da história! Um treinamento dedicado durante toda a sua vida o levou a atingir o topo do esporte (ignorando os problemas da vida pessoal dele, claro)!  O segundo exemplo é do tenista Roger Federer. Federer começou tarde no tênis, primeiro experimentou vários outros esportes e, apenas as 14 anos, começou a treinar com mais dedicação. Inclusive Federer comenta qu

Buscando e retendo talentos sem o hype da tecnologia

Como engajar novos e atuais colaboradores da área de tecnologia se o negócio não requer tecnologias de ponta (Hype)? Esse é um dos grandes desafios de muitas empresas e vamos falar mais sobre ele. Aquecimento do mercado de trabalho de TI Com as mudanças geradas nos modelos de negócio do mundo todo, em quase todos os segmentos, muitas empresas voltaram seus olhos para a TI. Sejam lojas que precisaram  voltar a sua estratégia para o e-commerce (uma vez que os negócios físicos ficaram impedidos de abrir) ou mesmo indústrias que, em tempos de contenção, precisaram reduzir seus custos operacionais. Este tipo de movimento do mercado em busca de tecnologias também gera outro efeito colateral: o aquecimento de oportunidades e posições de profissionais de diversas áreas da Tecnologia da Informação (TI), às vezes os mesmos profissionais que foram dispensados na primeira semana de pandemia, onde não se sabia muito bem qual estratégia traçar.  Brotam de um lado recrutadores com vagas cheias de des