Pular para o conteúdo principal

Marketing de Equipe

Uma iniciativa que foi tomada aqui na empresa me chamou a atenção. Uma diretoria resolveu utilizar um mural (estrategicamente colocado ao lado da máquina de café) para divulgar as realizações feitas pelas suas equipes. Este é o conceito de Marketing de Equipe, uma forma de realização de "endomarketing", amplamente pregado por palestrantes motivadores.

Pesquisando o conceito, "Endomarketing é um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo à obtenção de melhores resultados, econômicos e humanos, a partir de desempenhos superiores".

Entende-se por Marketing de Equipe as ações que uma equipe faz para divulgar as suas realizações, sejam elas internas ou externas.

Esta divulgação pode ser feita de diversas formas, e deve abranger os seguintes pontos:
  • Mostrar os projetos terminados
  • Mostrar os projetos em andamento
  • Deixar claro as pessoas que participam dos projetos
  • Anunciar os novos talentos da equipe, junto com a sua qualificação
  • Deixar claro a importância da equipe dentro da empresa
  • Deixar claro a tarefa da equipe dentro da empresa
Quando uma equipe é bem divulgada, os benefícios para a equipe são evidentes:
  • Equipe se torna mais "simpática" em relação ao resto da empresa
  • Torna-se clara a função e importância da equipe na organização
  • As pessoas da equipe serão melhor reconhecidas
  • A equipe irá se esforçar para participar das realizações divulgadas (o que melhora a motivação de cada um)
Ações simples podem ser realizadas para se ter um bom Marketing de Equipe:
  • Um blog da equipe
  • Um mural (como o que colocaram aqui na empresa)
  • Um e-mail para as áreas clientes
  • Uma nota na intranet da empresa
  • Outras ações a partir da criatividade de cada um

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado.
Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV, que ainda não suporta o sistema Linux.
Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos:
Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base.As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empresa.U…

Como se tornar "Mayor" (Prefeito) no Foursquare

O Foursquare é uma rede social e microblogging que permite ao usuário indicar onde se encontra e procurar por contatos seus que estejam próximo desse local. O aspecto legal vem do fato de ser possível acumular distintivos (badges) relativos aos lugares específicos.
Outra coisa legais do Foursquare é a possibilidade de você se tornar "Mayor" (prefeito) de um lugar. Muitas empresas têm criado promoções para os prefeitos de suas lojas (a Starbucks, por exemplo, chega a oferecer descontos para os prefeitos). Entretanto, sempre tive dúvidas de saber como é a regra para se tornar Mayor de um lugar específico. Tinha uma idéia de como era, mas não tinha a explicação oficial.
O Foursquare colocou um post em seu blog explicando como isto é feito (original aqui). Basicamente a regra é a seguinte:


Para se tornar Mayor de um lugar, você precisa ter feito check-in neste lugar em mais dias do que qualquer outro usuário nos últimos dois meses (60 dias).
Apenas um check-in por dia conta, ou …

Por que apenas 140 caracteres no Twitter?

Li no Blue Bus um artigo de Julio Hungria que explica por quê as mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres e por quê o Twitter usa 140.
Cultura inútil para que você possa colocar em uma conversa com amigos nerds em uma mesa de bar (sim, porque "os nerds também bebem").

Você já se perguntou por que as mensagens de SMS tem no máximo 160 caracteres (algumas até menos que isso) e por que o Twitter limita em 140?
O Los Angeles Times publicou uma matéria sobre o homem que determinou o limite de 160 caracteres e como foi que ele chegou a esse número.
Se você pensa que houve uma longa e profunda pesquisa envolvendo engenheiros, está errado. O responsável por estabelecer o máximo de 160 caracteres foi o alemãoFriedhelmHillebrand, que em meados dos anos 80 era chairman de um comitê de serviços de dados na Global System for Mobile Communications, um grupo que formava parâmetros para o mercado global de comunicação mobile.
Hillebrand sentou diante de uma máquina de escrever em sua ca…