Pular para o conteúdo principal

Marketing de Equipe

Uma iniciativa que foi tomada aqui na empresa me chamou a atenção. Uma diretoria resolveu utilizar um mural (estrategicamente colocado ao lado da máquina de café) para divulgar as realizações feitas pelas suas equipes. Este é o conceito de Marketing de Equipe, uma forma de realização de "endomarketing", amplamente pregado por palestrantes motivadores.

Pesquisando o conceito, "Endomarketing é um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo à obtenção de melhores resultados, econômicos e humanos, a partir de desempenhos superiores".

Entende-se por Marketing de Equipe as ações que uma equipe faz para divulgar as suas realizações, sejam elas internas ou externas.

Esta divulgação pode ser feita de diversas formas, e deve abranger os seguintes pontos:
  • Mostrar os projetos terminados
  • Mostrar os projetos em andamento
  • Deixar claro as pessoas que participam dos projetos
  • Anunciar os novos talentos da equipe, junto com a sua qualificação
  • Deixar claro a importância da equipe dentro da empresa
  • Deixar claro a tarefa da equipe dentro da empresa
Quando uma equipe é bem divulgada, os benefícios para a equipe são evidentes:
  • Equipe se torna mais "simpática" em relação ao resto da empresa
  • Torna-se clara a função e importância da equipe na organização
  • As pessoas da equipe serão melhor reconhecidas
  • A equipe irá se esforçar para participar das realizações divulgadas (o que melhora a motivação de cada um)
Ações simples podem ser realizadas para se ter um bom Marketing de Equipe:
  • Um blog da equipe
  • Um mural (como o que colocaram aqui na empresa)
  • Um e-mail para as áreas clientes
  • Uma nota na intranet da empresa
  • Outras ações a partir da criatividade de cada um

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado. Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV , que ainda não suporta o sistema Linux. Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos: Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base. As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empre

Por que apenas 140 caracteres no Twitter?

Li no Blue Bus um artigo de Julio Hungria que explica por quê as mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres e por quê o Twitter usa 140. Cultura inútil para que você possa colocar em uma conversa com amigos nerds em uma mesa de bar (sim, porque " os nerds também bebem "). Você já se perguntou por que as mensagens de SMS tem no máximo 160 caracteres (algumas até menos que isso) e por que o Twitter limita em 140? O Los Angeles Times publicou uma matéria sobre o homem que determinou o limite de 160 caracteres e como foi que ele chegou a esse número. Se você pensa que houve uma longa e profunda pesquisa envolvendo engenheiros, está errado. O responsável por estabelecer o máximo de 160 caracteres foi o alemão Friedhelm Hillebrand , que em meados dos anos 80 era chairman de um comitê de serviços de dados na Global System for Mobile Communications , um grupo que formava parâmetros para o mercado global de comunicação mobile. Hillebrand sentou diante de uma

Como se tornar "Mayor" (Prefeito) no Foursquare

O Foursquare é uma rede social e microblogging que permite ao usuário indicar onde se encontra e procurar por contatos seus que estejam próximo desse local. O aspecto legal vem do fato de ser possível acumular distintivos (badges) relativos aos lugares específicos. Outra coisa legais do Foursquare é a possibilidade de você se tornar "Mayor" (prefeito) de um lugar. Muitas empresas têm criado promoções para os prefeitos de suas lojas (a Starbucks, por exemplo, chega a oferecer descontos para os prefeitos ). Entretanto, sempre tive dúvidas de saber como é a regra para se tornar Mayor de um lugar específico. Tinha uma idéia de como era, mas não tinha a explicação oficial. O Foursquare colocou um post em seu blog explicando como isto é feito ( original aqui ). Basicamente a regra é a seguinte: Para se tornar Mayor de um lugar, você precisa ter feito check-in neste lugar em mais dias do que qualquer outro usuário nos últimos dois meses (60 dias). Apenas um check-in por dia co