Pular para o conteúdo principal

Marketing de Equipe

Uma iniciativa que foi tomada aqui na empresa me chamou a atenção. Uma diretoria resolveu utilizar um mural (estrategicamente colocado ao lado da máquina de café) para divulgar as realizações feitas pelas suas equipes. Este é o conceito de Marketing de Equipe, uma forma de realização de "endomarketing", amplamente pregado por palestrantes motivadores.

Pesquisando o conceito, "Endomarketing é um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo à obtenção de melhores resultados, econômicos e humanos, a partir de desempenhos superiores".

Entende-se por Marketing de Equipe as ações que uma equipe faz para divulgar as suas realizações, sejam elas internas ou externas.

Esta divulgação pode ser feita de diversas formas, e deve abranger os seguintes pontos:
  • Mostrar os projetos terminados
  • Mostrar os projetos em andamento
  • Deixar claro as pessoas que participam dos projetos
  • Anunciar os novos talentos da equipe, junto com a sua qualificação
  • Deixar claro a importância da equipe dentro da empresa
  • Deixar claro a tarefa da equipe dentro da empresa
Quando uma equipe é bem divulgada, os benefícios para a equipe são evidentes:
  • Equipe se torna mais "simpática" em relação ao resto da empresa
  • Torna-se clara a função e importância da equipe na organização
  • As pessoas da equipe serão melhor reconhecidas
  • A equipe irá se esforçar para participar das realizações divulgadas (o que melhora a motivação de cada um)
Ações simples podem ser realizadas para se ter um bom Marketing de Equipe:
  • Um blog da equipe
  • Um mural (como o que colocaram aqui na empresa)
  • Um e-mail para as áreas clientes
  • Uma nota na intranet da empresa
  • Outras ações a partir da criatividade de cada um

Postagens mais visitadas deste blog

Pensar primeiro em Mobile deixou de ser o futuro, é o presente

O legal de estar em um evento de desenvolvedores mobile é que tu acaba ouvindo coisas óbvias sobre comportamento de usuário que geralmente não nos demos conta. Desenvolvo aplicativos Web desde 1999. Em 1999 tínhamos a seguinte situação no Brasil: A tecnologia móvel estava no início da era digital, com as tecnologias GSM e CDMA Os aparelhos serviam basicamente para 3 coisas: fazer ligações, enviar mensagens SMS e jogar Snake. O Nokia 6160 e o Motorola Startak eram o topo de linha! A Internet (discada) custava em torno de 40 reais por um plano de 56Kbps (a ser pago ao provedor), além do custo da ligação pelo modem Yahoo! era o melhor buscador, copiando o modelo de catálogo que os usuários estavam acostumados desde o tempo das listas telefônicas Utilizávamos o ICQ e e-mail para comunicação, os arquivos eram armazenados localmente e usávamos computadores que não podiam ser carregados facilmente para todos os lugares. Sites de notícias tinham o mesmo modelo dos jornais: uma c...

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado. Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV , que ainda não suporta o sistema Linux. Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos: Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base. As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empre...

Post sobre as plataformas do Google

O conteúdo abaixo é resultado de um post de um funcionário do Google, publicado acidentalmente para todos no Google+. Ele comenta, primeiramente, sobre a forma de contratação da Amazon, o micro-gerenciamento realizado por Jaff Bezos na mesma companhia, e depois começa a falar sobre alguns problemas do Google, por exemplo: Uma coisa que o Google não faz bem é "plataformas" Google+ é um exemplo de como o Google não entende como fazer uma plataforma (desde os executivos até os funcionários). O post é longo, mas vale a pena a leitura para quem gosta de assuntos como: criação de plataformas tecnológicas e bastidores de empresas do Vale do Silício Stevey's Google Platforms Rant I was at Amazon for about six and a half years, and now I've been at Google for that long. One thing that struck me immediately about the two companies -- an impression that has been reinforced almost daily -- is that Amazon does everything wrong, and Google does everything right. ...