Pular para o conteúdo principal

Desburocratização é para os fracos

Quer garantir que uma solicitação de uma determinada área (área 1) chegue em outra (área 2), faça conforme o seguinte exemplo:
  1. "Peão da área 1" pede uma coisa para o "Peão da área 2".
  2. O "Peão da área 2" até sabe o que tem de ser feito, entretanto ele pede para que o "Peão da área 1" faça a solicitação via o chefe dele.
  3. O "Peão da área 1" fala com o "Chefe da área 1"
  4. O "Chefe da área 1" pede para o "Peão da área 2".
  5. Entretanto, existe um responsável pelo projeto que está em uma "Área 3", logo, o "Peão da área 2" pede que ele fale com este responsável.
  6. O "Chefe da área 1" pede para o "Responsável da Área 3"
  7. O "Responsável da Área 3" pede para o "Peão da área 2".
  8. O "Peão da área 2" fala que, na área 2, existe uma pessoa que é responsável pelo produto, que está na "Área 4".
  9. O "Responsável da Área 3" pede para o "Responsável da área 4".
  10. O "Responsável da Área 4" pede para o "Peão da área 2".
  11. O "Peão da área 2" pede para que o "Responsável da área 4" fale com o "Chefe da Área 2" para que priorize a solicitação.
  12. O "Responsável da Área 4" pede para o "Chefe da área 2".
  13. O "Chefe da área 2" pede para o "Peão da área 2".
  14. O "Peão da área 2" diz que vai fazer, mas ainda pede que avise o "Responsável do tempo de recursos da Área 2", para que este último fique sabendo que o outro projeto vai atrasar porque vai ter de dedicar um tempo para fazer a solicitação.
  15. Depois de fazer a solicitação, o "Peão da área 2" avisa o "Chefe da área 2" que a solicitação foi feita
  16. O "Chefe da área 2" avisa o "Responsável da área 4" que a solicitação foi feita
  17. O "Responsável da área 4" avisa o "Responsável da área 3" que a solicitação foi feita
  18. O "Responsável da área 3" avisa o "Chefe da área 1" que a solicitação foi feita
  19. O "Chefe da área 1" avisa o "Peão da área 1" que a solicitação foi feita
Isto, claro, sem contar as solicitações para aberturas de chamados a serem feitas.

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado.
Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV, que ainda não suporta o sistema Linux.
Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos:
Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base.As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empresa.U…

Como se tornar "Mayor" (Prefeito) no Foursquare

O Foursquare é uma rede social e microblogging que permite ao usuário indicar onde se encontra e procurar por contatos seus que estejam próximo desse local. O aspecto legal vem do fato de ser possível acumular distintivos (badges) relativos aos lugares específicos.
Outra coisa legais do Foursquare é a possibilidade de você se tornar "Mayor" (prefeito) de um lugar. Muitas empresas têm criado promoções para os prefeitos de suas lojas (a Starbucks, por exemplo, chega a oferecer descontos para os prefeitos). Entretanto, sempre tive dúvidas de saber como é a regra para se tornar Mayor de um lugar específico. Tinha uma idéia de como era, mas não tinha a explicação oficial.
O Foursquare colocou um post em seu blog explicando como isto é feito (original aqui). Basicamente a regra é a seguinte:


Para se tornar Mayor de um lugar, você precisa ter feito check-in neste lugar em mais dias do que qualquer outro usuário nos últimos dois meses (60 dias).
Apenas um check-in por dia conta, ou …

Por que apenas 140 caracteres no Twitter?

Li no Blue Bus um artigo de Julio Hungria que explica por quê as mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres e por quê o Twitter usa 140.
Cultura inútil para que você possa colocar em uma conversa com amigos nerds em uma mesa de bar (sim, porque "os nerds também bebem").

Você já se perguntou por que as mensagens de SMS tem no máximo 160 caracteres (algumas até menos que isso) e por que o Twitter limita em 140?
O Los Angeles Times publicou uma matéria sobre o homem que determinou o limite de 160 caracteres e como foi que ele chegou a esse número.
Se você pensa que houve uma longa e profunda pesquisa envolvendo engenheiros, está errado. O responsável por estabelecer o máximo de 160 caracteres foi o alemãoFriedhelmHillebrand, que em meados dos anos 80 era chairman de um comitê de serviços de dados na Global System for Mobile Communications, um grupo que formava parâmetros para o mercado global de comunicação mobile.
Hillebrand sentou diante de uma máquina de escrever em sua ca…