Pular para o conteúdo principal

Sobre a Inveja

Inveja, s.f., do Lat. invidia, misto de pena e de raiva; sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria de outrem; desejo de possuir aquilo que os outros possuem; ciúme; emulação, cobiça.

O sentimento de inveja é um dos mais comuns do ser humano. Embora poucos admitam, todos nós somos invejosos por natureza.
Isto acontece porque não nos contentamos em ser nós mesmos e sempre estamos mirando algum exemplo a ser seguido.

Vamos citar dois exemplos:
  • Uma pessoa quer ser gerente. Ela vê no seu atual gerente todas as boas qualidades que ele tem: espírito de liderança, experiência, atenção com seus subordinados, entre outras características. A pessoa luta, tenta superar seus defeitos e tenta adquirir as mesmas qualidades que o seu gerente para que, caso um dia a vaga de gerente esteja disponível, esta pessoa possa ser uma das candidatas à vaga.
  • Uma pessoa quer ser gerente. Ao invés de ver as qualidades do seu atual gerente, ela tenta desmoralizar o atual enfatizando os defeitos dele e enaltecendo as suas próprias qualidades contra estes defeitos. Ao invés de estudar para ser um bom gerente, ela tenta conseguir o cargo tentando fazer com que a pessoa que assumiu seja demitida ou desqualificada da função.
Na minha opinião, os dois casos podem ser enquadrados como inveja, mas em contextos diferentes.
O primeiro exemplo utiliza a definição "desejo de possuir aquilo que os outros possuem", mas faz isto de uma forma que faça por merecer (trabalhando, lutando para conseguir), de uma maneira ética.
Já o segundo utiliza a definição "sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria de outrem", onde faz de tudo para conseguir o que o outro tem, inclusive de uma maneira não-ética.

Acho que todos devem ser invejosos, mas temos de ter discernimento para termos a "inveja boa" ao invés da "inveja ruim". Devemos lutar para sermos iguais ao exemplo que devemos seguir, tentando conseguir a capacitação necessária para chegar aos objetivos traçados.

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado. Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV , que ainda não suporta o sistema Linux. Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos: Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base. As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empre

Por que apenas 140 caracteres no Twitter?

Li no Blue Bus um artigo de Julio Hungria que explica por quê as mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres e por quê o Twitter usa 140. Cultura inútil para que você possa colocar em uma conversa com amigos nerds em uma mesa de bar (sim, porque " os nerds também bebem "). Você já se perguntou por que as mensagens de SMS tem no máximo 160 caracteres (algumas até menos que isso) e por que o Twitter limita em 140? O Los Angeles Times publicou uma matéria sobre o homem que determinou o limite de 160 caracteres e como foi que ele chegou a esse número. Se você pensa que houve uma longa e profunda pesquisa envolvendo engenheiros, está errado. O responsável por estabelecer o máximo de 160 caracteres foi o alemão Friedhelm Hillebrand , que em meados dos anos 80 era chairman de um comitê de serviços de dados na Global System for Mobile Communications , um grupo que formava parâmetros para o mercado global de comunicação mobile. Hillebrand sentou diante de uma

Como se tornar "Mayor" (Prefeito) no Foursquare

O Foursquare é uma rede social e microblogging que permite ao usuário indicar onde se encontra e procurar por contatos seus que estejam próximo desse local. O aspecto legal vem do fato de ser possível acumular distintivos (badges) relativos aos lugares específicos. Outra coisa legais do Foursquare é a possibilidade de você se tornar "Mayor" (prefeito) de um lugar. Muitas empresas têm criado promoções para os prefeitos de suas lojas (a Starbucks, por exemplo, chega a oferecer descontos para os prefeitos ). Entretanto, sempre tive dúvidas de saber como é a regra para se tornar Mayor de um lugar específico. Tinha uma idéia de como era, mas não tinha a explicação oficial. O Foursquare colocou um post em seu blog explicando como isto é feito ( original aqui ). Basicamente a regra é a seguinte: Para se tornar Mayor de um lugar, você precisa ter feito check-in neste lugar em mais dias do que qualquer outro usuário nos últimos dois meses (60 dias). Apenas um check-in por dia co