Pular para o conteúdo principal

Falta de Profissionalismo

Hoje recebi um e-mail que demonstra a falta de profissionalismo de uma pessoa.
Este e-mail fazia uma avaliação de um produto, comparava-o com outros existentes e tinha uma análise relativamente interessante e positiva sobre o mesmo.
Pelo que estava escrito, a pessoa tinha demorado um bom tempo para analisar pelo menos 6 produtos diferentes além do produto que estava sendo avaliado.
Até aí tudo bem, sempre gostamos de receber textos e análises bem feitas.

O problema é: a pessoa simplesmente pegou textos prontos da Internet, análises feitas por outras pessoas, copiou e colou em um e-mail e, possivelmente, nem se deu ao trabalho de verificar os produtos com os quais estava comparando (pois alguns produtos citados por ela não tem nada a ver com o produto avaliado). Só descobri isto porque o texto do e-mail não era condizente com o vocabulário da pessoa e resolvi fazer uma busca no Google por partes do texto do e-mail.

Isto demonstra o quanto uma pessoa pode não ser profissional em um ambiente de trabalho, ou seja, o quanto uma pessoa pode ser anti-ética com os demais. Coisas assim servem apenas para uma coisa: tentar se auto-promover e fazer de conta que é melhor que os outros.
O correto, neste caso, seria a pessoa analisar o produto e, se quisesse colocar as avaliações que achou na Internet, escrevesse algo do tipo:

"Não cheguei a me aprofundar muito no assunto, mas seguem algumas avaliações que achei na Internet". A partir daí, colocar as avaliações e as fontes onde foram achadas.

Isto seria muito mais ético da parte da pessoa e ainda valorizaria o trabalho dela ao invés de, agora, ela ter o seu trabalho depreciado.

Se alguém quiser saber mais sobre Ética no Ttabalho, dê uma olhada no texto anterior sobre o assunto aqui (texto que, por sinal, possui a fonte citada).

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado. Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV , que ainda não suporta o sistema Linux. Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos: Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base. As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empre

Por que apenas 140 caracteres no Twitter?

Li no Blue Bus um artigo de Julio Hungria que explica por quê as mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres e por quê o Twitter usa 140. Cultura inútil para que você possa colocar em uma conversa com amigos nerds em uma mesa de bar (sim, porque " os nerds também bebem "). Você já se perguntou por que as mensagens de SMS tem no máximo 160 caracteres (algumas até menos que isso) e por que o Twitter limita em 140? O Los Angeles Times publicou uma matéria sobre o homem que determinou o limite de 160 caracteres e como foi que ele chegou a esse número. Se você pensa que houve uma longa e profunda pesquisa envolvendo engenheiros, está errado. O responsável por estabelecer o máximo de 160 caracteres foi o alemão Friedhelm Hillebrand , que em meados dos anos 80 era chairman de um comitê de serviços de dados na Global System for Mobile Communications , um grupo que formava parâmetros para o mercado global de comunicação mobile. Hillebrand sentou diante de uma

Como se tornar "Mayor" (Prefeito) no Foursquare

O Foursquare é uma rede social e microblogging que permite ao usuário indicar onde se encontra e procurar por contatos seus que estejam próximo desse local. O aspecto legal vem do fato de ser possível acumular distintivos (badges) relativos aos lugares específicos. Outra coisa legais do Foursquare é a possibilidade de você se tornar "Mayor" (prefeito) de um lugar. Muitas empresas têm criado promoções para os prefeitos de suas lojas (a Starbucks, por exemplo, chega a oferecer descontos para os prefeitos ). Entretanto, sempre tive dúvidas de saber como é a regra para se tornar Mayor de um lugar específico. Tinha uma idéia de como era, mas não tinha a explicação oficial. O Foursquare colocou um post em seu blog explicando como isto é feito ( original aqui ). Basicamente a regra é a seguinte: Para se tornar Mayor de um lugar, você precisa ter feito check-in neste lugar em mais dias do que qualquer outro usuário nos últimos dois meses (60 dias). Apenas um check-in por dia co