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Renovação de Equipes

Voltando à temas relacionados a trabalho, resolvi escrever um pouco sobre o que eu acho que deve ser feito quando uma equipe começa a se renovar.
Vários fatores são causas da renovação de uma equipe. Para fixar um escopo inicial, cito os três abaixo:
  • Demissão de funcionários por parte do gestor imediato
  • Pedidos de demissão de funcionários
  • Promoções de funcionários ou troca de equipe
Devido a estes fatores, há a necessidade de colocar novos funcionários dentro da equipe. Estes funcionários devem ou ser buscados do mercado (caso de novas contratações) ou dentro da própria empresa (caso de realocação interna).
Entretanto, toda substituição possui efeitos colaterais que devem ser resolvidos o mais breve possível, sob o risco do gestor ver a sua equipe desmotivada ou, pior ainda, "pedindo prá sair" (chama o Bope).
Aí fica a dúvida: como podemos fazer para resolver estes problemas de uma maneira rápida? Com certeza, não há uma resposta pronta para isto, mas algumas medidas podem ser tomadas com os novos (e até com os antigos) funcionários para que a fase de transição dos membros de uma equipe possa ser menos traumática. Seguem algumas idéias:
  • Tenha em mente em que função você vai colocar o novo funcionário - Caso não saiba o que o novo funcionário vai fazer, possivelmente a necessidade de contratação não existe. A simples contratação para preencher um cargo vago anteriormente é um grave erro, pois funcionário parado é um custo alto para a empresa.
  • Dê um desafio - Proporcione ao novo funcionário um desafio de acordo com a função.
    A falta de desafios profissionais é uma das maiores causas dos pedidos de demissão.
  • Contrate um funcionário que tenha perfil para a vaga disponível - De nada adianta contratar um encanador para instalar um telefone. Contrate pessoas com o perfil que você quer para a função.
  • Motive os funcionários antigos - Quando a saída de pessoas antigas da equipe é grande, os funcionários antigos que ficaram na equipe precisam ser novamente motivados. Isto tem de acontecer porque podem começar a pensar coisas como: "Tá todo mundo saindo, o que eu vou fazer por aqui?"
  • Integre os novos com os antigos - Faça com que os antigos funcionários saibam do que os novos são capazes de fazer pela equipe. Além disso, mostre para os novos quem são as pessoas que eles podem conversar em caso de dúvidas.
  • Mescle os conhecimentos - Não deixe em um projeto apenas funcionários novos, pois pode acontecer de que os problemas e os erros que já foram corrigidos anteriormente se tornem recorrentes. Funcionários antigos tem experiência no funcionamento da empresa e em diversos problemas que ocorreram anteriormente.

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