Pular para o conteúdo principal

Trabalhar "botando no cu dos outros"

Tenho notado em algumas das empresas uma nova forma de trabalho (ou não tão nova assim) que é a célebre "botar no cu dos outros".
Fiz um post uns dias atrás sobre Ética no Trabalho e ontem estava pensando que a falta de ética está ligada diretamente a esta forma de trabalho.
Podemos notar isto em várias situações, como as que seguem:
  • Se um projeto que depende de várias equipes tem problemas, uma equipe joga a responsabilidade do problema para a outra.
  • Se um projeto na mesma equipe tem problemas, acontece a mesma coisa.
  • Se tu fez algo errado, tenta colocar a culpa no colega (comentário infame: geralmente um estagiário).
Empresas menores dificilmente tem este problema porque as pessoas estão mais próximas e sabem o que está acontecendo. Já empresas com muitas equipes ou com equipes que passaram por reestruturações, isto acontece com mais freqüência.
Outra coisa que notei é que esta coisa acontece mais entre os chefes do que entre os empregados. Possivelmente porque chefes precisam dar explicações para diretores, não querem parecer incompetentes e não querem problemas para as suas equipes. Além disso, entre chefes geralmente existe mais "briga de vaidades".

A solução para este problema realmente é tentar embutir um pouco de Ética na cabeça das pessoas. Pessoas éticas não tem este comportamento e, ao invés de "botar no cu dos outros", tentam resolver os problemas de comunicação em conjunto. Para os três casos acima, o melhor a fazer seria:
  • Conversar entre as equipes (ou com os colegas) para que o problema não mais ocorra e, em conjunto, tentar achar uma solução sem "briga de vaidades"
  • Assumir o erro, admitir que pessoas erram e, principalmente, não cometer o erro novamente.
Creio que qualquer empresa só tem a ganhar melhorando este aspecto.

Postagens mais visitadas deste blog

Post sobre as plataformas do Google

O conteúdo abaixo é resultado de um post de um funcionário do Google, publicado acidentalmente para todos no Google+. Ele comenta, primeiramente, sobre a forma de contratação da Amazon, o micro-gerenciamento realizado por Jaff Bezos na mesma companhia, e depois começa a falar sobre alguns problemas do Google, por exemplo: Uma coisa que o Google não faz bem é "plataformas" Google+ é um exemplo de como o Google não entende como fazer uma plataforma (desde os executivos até os funcionários). O post é longo, mas vale a pena a leitura para quem gosta de assuntos como: criação de plataformas tecnológicas e bastidores de empresas do Vale do Silício Stevey's Google Platforms Rant I was at Amazon for about six and a half years, and now I've been at Google for that long. One thing that struck me immediately about the two companies -- an impression that has been reinforced almost daily -- is that Amazon does everything wrong, and Google does everything right. ...

Pensar primeiro em Mobile deixou de ser o futuro, é o presente

O legal de estar em um evento de desenvolvedores mobile é que tu acaba ouvindo coisas óbvias sobre comportamento de usuário que geralmente não nos demos conta. Desenvolvo aplicativos Web desde 1999. Em 1999 tínhamos a seguinte situação no Brasil: A tecnologia móvel estava no início da era digital, com as tecnologias GSM e CDMA Os aparelhos serviam basicamente para 3 coisas: fazer ligações, enviar mensagens SMS e jogar Snake. O Nokia 6160 e o Motorola Startak eram o topo de linha! A Internet (discada) custava em torno de 40 reais por um plano de 56Kbps (a ser pago ao provedor), além do custo da ligação pelo modem Yahoo! era o melhor buscador, copiando o modelo de catálogo que os usuários estavam acostumados desde o tempo das listas telefônicas Utilizávamos o ICQ e e-mail para comunicação, os arquivos eram armazenados localmente e usávamos computadores que não podiam ser carregados facilmente para todos os lugares. Sites de notícias tinham o mesmo modelo dos jornais: uma c...

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado. Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV , que ainda não suporta o sistema Linux. Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos: Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base. As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empre...