Pular para o conteúdo principal

Vírus do mau-humor e descontentamento na empresa

É impressionante o que uma pessoa mau-humorada e/ou descontente pode fazer em um ambiente de trabalho!
Quantas vezes nós já ouvimos, dentro de uma empresa, colegas comentarem algo deste tipo:
  • Esta empresa é uma merda!
  • Assim não dá para trabalhar!
  • Estes terceiros não fazem nada direito!
  • Se eu não ganhar uma promoção, vou embora!
  • Aquele cara não merecia estar no cargo onde ele está!
  • Se eu fosse tu, saia da empresa logo antes que ela afunde!
  • Com aquele cara eu não trabalho!
  • Não admito ser mandado por alguém que sabe menos do que eu!
Isto acaba criando um clima hostil e pouco útil ao trabalho e, aos poucos, esta desmotivação que é só de uma pessoa acaba contagiando outras pessoas que não tem um pensamento mais crítico ou uma maturidade e visão de mercado mais aguçada.
Para mim, pessoas que tem este tipo de visão devem ser demitidas o mais brevemente possível, sob risco de tu teres uma equipe desentrosada e sem espírito de união (ou seja, deixa de ter uma equipe, na definição exata da palavra).
O melhor que temos a fazer para se defender de pessoas deste tipo não é ignorá-las, é dizer para elas coisas deste tipo:
  • O melhor que tu tem a fazer é trabalhar para mostrar o teu valor
  • Se tu não consegue trabalhar com aquele cara, conversa com ele e explica as tuas restrições
  • Nossa empresa pode não ser a melhor empresa do mundo, mas cabe a nós tentarmos melhorar as coisas
Agora, se nada disto adiantar, sempre tem aquela frase clássica:
  • Se tu não tá contente, procura coisa melhor e não fica "pilhando" os outros!
Temos de ter em mente que ninguém é insubstituível, desde o peão até o dono da empresa. Além disso, sempre existem pessoas mais ou menos capacitadas do que a gente. Se as pessoas são menos capacitadas, cabe a nós ajudá-las a conseguir melhorar; se são mais, temos de tentar conseguir conversar com elas para adquirir um maior conhecimento.

Se conseguirmos eliminar as maças podres da cesta, garanto que nenhuma outra vai ficar contaminada e o preço de venda será bem maior.

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Terra no FISL 9.0

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado. Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV , que ainda não suporta o sistema Linux. Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco abaixo as considerações sobre estes pontos: Mais de 90% da infra-estrutura de back-end do Terra tem SL (software livre) como base. As equipes de tecnologia do Terra já apresentaram "bug-reports" e "patches" consistentes para melhorias dos sistemas Postfix, Wordpress, Squid, VFS, NFS, Kernel do Linux e módulos do Apache. Entretanto, foram feitas anonimamente, não citando o nome da empre

Por que apenas 140 caracteres no Twitter?

Li no Blue Bus um artigo de Julio Hungria que explica por quê as mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres e por quê o Twitter usa 140. Cultura inútil para que você possa colocar em uma conversa com amigos nerds em uma mesa de bar (sim, porque " os nerds também bebem "). Você já se perguntou por que as mensagens de SMS tem no máximo 160 caracteres (algumas até menos que isso) e por que o Twitter limita em 140? O Los Angeles Times publicou uma matéria sobre o homem que determinou o limite de 160 caracteres e como foi que ele chegou a esse número. Se você pensa que houve uma longa e profunda pesquisa envolvendo engenheiros, está errado. O responsável por estabelecer o máximo de 160 caracteres foi o alemão Friedhelm Hillebrand , que em meados dos anos 80 era chairman de um comitê de serviços de dados na Global System for Mobile Communications , um grupo que formava parâmetros para o mercado global de comunicação mobile. Hillebrand sentou diante de uma

Como se tornar "Mayor" (Prefeito) no Foursquare

O Foursquare é uma rede social e microblogging que permite ao usuário indicar onde se encontra e procurar por contatos seus que estejam próximo desse local. O aspecto legal vem do fato de ser possível acumular distintivos (badges) relativos aos lugares específicos. Outra coisa legais do Foursquare é a possibilidade de você se tornar "Mayor" (prefeito) de um lugar. Muitas empresas têm criado promoções para os prefeitos de suas lojas (a Starbucks, por exemplo, chega a oferecer descontos para os prefeitos ). Entretanto, sempre tive dúvidas de saber como é a regra para se tornar Mayor de um lugar específico. Tinha uma idéia de como era, mas não tinha a explicação oficial. O Foursquare colocou um post em seu blog explicando como isto é feito ( original aqui ). Basicamente a regra é a seguinte: Para se tornar Mayor de um lugar, você precisa ter feito check-in neste lugar em mais dias do que qualquer outro usuário nos últimos dois meses (60 dias). Apenas um check-in por dia co