quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Será o Fim dos HDs?



Estava olhando o caderno de informática da Zero Hora ontem (ZH Digital), quando me deparei com 2 conceitos muito interessantes:

O primeiro diz respeito à "TI Verde", que é o termo utilizado para a conscientização sobre a necessidade de diminuir o impacto ambiental da tecnologia. Isso significa que a reciclagem de eletrônicos e o desenvolvimento de produtos que gastem menos energia, como os processadores com múltiplos núcleos (multi-core) e os monitores de LCD sejam mais frequentes.

Já o segundo diz respeito à USB 3.0, uma nova versão do protocolo USB que irá permitir uma transferência até 10 vezes mais rápida que os 480Mbps atuais.

Com estes dois conceitos, podemos deduzir que em breve veremos a "aposentadoria" dos atuais HDs por equipamentos mais eficientes. Já existem cartões de memória USB com 32Gb por US$ 500,00 (veja aqui), como o preço dos equipamentos de informática costumam cair à medida em que a concorrência aumenta, possivelmente o preço dos cartões com esta capacidade deverá diminuir.

Assim, creio que já é possível construir um computador utilizando apenas memória flash (sem HD), que além de consumir menos energia, terá uma taxa de transferência de dados maior e, consequentemente, mais barato.

Creio que poderemos esperar novidades sobre isto já em 2008.
Postar um comentário