Pular para o conteúdo principal

Silicon Valley Daily - Google I/O - Primeiro dia

O post ficou MUITO longo, mas é porque o primeiro dia de evento foi muito bom!
Como coloquei no Twitter, o Google I/O é, de longe, o evento mais interessante do qual já participei. A quantidade de pessoas (aproximadamente 5 mil), os temas abordados, o local do evento e todas as atrações foram muito bem planejadas. Em relação a isto, o Google está anos a frente do Facebook e do Twitter (eventos que fui ano passado).
Digamos que valeu a pena ter ficado 1h tentando fazer a inscrição em fevereiro, durante as minhas férias. Lembrando que as inscrições para o evento encerraram em 1h.
Vou resumir abaixo as palestras que assisti hoje. Pena que estou sozinho no evento, seria muito interessante ter mais alguém, devido a quantidade de palestras paralelas com assuntos interessantes.

Android Keynote


O Android comendo a maçã (Apple)
Um Keynote inteiro sobre o Android. Foi passado o momento atual do Android, com aproximadamente 400 mil ativações de aparelhos por dia, 200 mil aplicativos na Android Market e presença em 310 aparelhos, em 112 países, por exemplo. Continuando assim, possivelmente será o sistema móvel mais utilizado no mundo em pouco tempo (assim que o Symbian morrer).

  • Apresentação do Android 3.1, com novo gerenciador de tarefas, possibilidade de redimensionar as janelas de aplicativos facilmente, o mesmo sistema operacional e o mesmo framework de desenvolvimento em vários dispositivos, etc.
  • Apresentação da funcionalidade de aluguel de filmes na Android Store (muito interessante) e apresentação do Google Music. Aliás, sobre o Google Music, achei muito legal, pena que está disponível apenas para Estados Unidos. Só acho que não vai demorar muito para as gravadoras bloquearem as músicas ilegais que serão enviadas para o sistema.
  • Falaram sobre o Android Open Accessory, um chip (hardware) e API (software) para possibilitar que dispositivos Android se comuniquem com qualquer outro dispositivo que contenha o hardware. Como, teoricamente, pode se comunicar com qualquer outro dispositivo eletrônico (já tem lâmpada criada pela Lighting Science com o chip que se comunica com Android), isto pode fazer o Google realmente dominar o mundo. Veja os detalhes em http://accessories.android.com
  • Fizeram um "Labirinto Gigante", controlado apenas pelo acelerômetro de um Samsung Galaxy Tab. Olhem o vídeo abaixo para terem uma noção do que é:


    No final, foi anunciado que a Samsung daria um Galaxy Tab 10.1 para cada um dos participantes do evento (já estou com o meu).


    Life of a Google Developer API


    Mostrou basicamente a forma como fazer para desenvolver uma aplicação que se comunica com as APIs do Google.
    Interessante a API Client for Java (http://code.google.com/p/google-api-java-client) e o API Console (https://code.google.com/apis/console).
    Falaram também de como é possível controlar o limite de requisições da API.


    An Introduction to the +1 button


    Todo o público presente, de acordo com as perguntas ao final, esperavam que o Google lançasse o widget Google +1 no evento, o que não aconteceu.
    Na real, minha impressão é que o Google +1 será mais um fracasso do Google na tentativa de se tornar social. Os motivos listo abaixo:

    • Inclusão do botão apenas por JavaScript (o Facebook permite por iframe)
    • A visualização é apenas no resultado das buscas do Google. Se um amigo seu recomendou a página, você só vai achá-la se ela aparecer em uma busca sua
    • O usuário tem de clicar em "+1 botão", ou seja, além de curtir/twittar, vai recomendar? Acho que não.
    • Nem uma integração com o Google Buzz vai ter!

    O problema é que, possivelmente, aquelas pessoas que gostam de SEO (Search Engine Optimization) vão dizer que tem de ter o botão na página porque quanto mais recomendações, melhor colocada no ranking a página será. Nisto, realmente, eles estão certos.


    Scalable Structured Markup


    Explicaram como colocar marcações no sitemap de um website e em uma página web para ajudar na otimização das buscas (SEO).
    Novamente, não tem nenhuma relação com o Open Graph (criado pelo Facebook), ou seja, novas marcações nas páginas e nos feeds.
    Interessante apenas a recomendação para que se use o protocolo PubSubHubBub para informar mais rapidamente o Google sobre as alterações no site.


    Programming Well With Others: Social Skills for Geeks


    Esta foi uma palestra sobre como gerenciar e trabalhar em equipes de tecnologia. Muitíssimo interessante e recomendo que todos assistam assim que os vídeos do Google I/O estejam disponíveis. Abaixo listo algumas "frases soltas" que anotei durante a palestra:

    • Se quiser ser um engenheiro de sucesso, tem de conversar.
    • Você não escreve 10mil linhas de código e depois compila. Você sempre precisa de um feedback durante o seu trabalho, para ver se esta fazendo a coisa certa.
    • Nem sempre as pessoas estão prontas para gerenciar ou são preparadas para gerenciar. Há pessoas que são técnicas e nunca serão gerentes, temos que valorizá-las como técnicas!
    • A pessoa não deve perguntar ao seu chefe: "O que eu tenho de fazer agora?", mas sim: "O que tu acha de eu trabalhar nesta ideia?"
    • Falar com as pessoas que atrapalham perguntando se elas tem consciência que estão atrapalhando a equipe (muitas vezes elas nem fazem ideia disto).
    • Quando entrar em uma empresa, tente entender a cultura dela ao invés de tentar impor a sua. Convença-os das suas ideias com o tempo, após a empresa confiar em você.
    • E uma boa experiência para o time almoçar junto, como uma forma de integração diária.

    ClientLogin #FAIL


    Como todo grande evento, sempre tem uma palestra que tu assiste que não é legal. Falou basicamente dos problemas que uma aplicação cliente tem ao tentar fazer uma autenticação em um site de terceiros.
    Para isto, recomenda-se usar o OAuth 2.


    After Hours


    Fizeram uma "feira de invenções" no salão onde mostraram robôs controlados por Android, carros elétricos para 2 pessoas, carro que voa, carro que anda sozinho, etc. Muito, mas muito legal mesmo!


    Depois teve o show do Jane's Addiction. Confesso que não sou o maior fã deles (conheço uma ou outra música), mas foi um show interessante

    Era isto! Amanhã faço o resumo do segundo dia!

    Postagens mais visitadas deste blog

    Pensar primeiro em Mobile deixou de ser o futuro, é o presente

    O legal de estar em um evento de desenvolvedores mobile é que tu acaba ouvindo coisas óbvias sobre comportamento de usuário que geralmente não nos demos conta. Desenvolvo aplicativos Web desde 1999. Em 1999 tínhamos a seguinte situação no Brasil: A tecnologia móvel estava no início da era digital, com as tecnologias GSM e CDMA Os aparelhos serviam basicamente para 3 coisas: fazer ligações, enviar mensagens SMS e jogar Snake. O Nokia 6160 e o Motorola Startak eram o topo de linha! A Internet (discada) custava em torno de 40 reais por um plano de 56Kbps (a ser pago ao provedor), além do custo da ligação pelo modem Yahoo! era o melhor buscador, copiando o modelo de catálogo que os usuários estavam acostumados desde o tempo das listas telefônicas Utilizávamos o ICQ e e-mail para comunicação, os arquivos eram armazenados localmente e usávamos computadores que não podiam ser carregados facilmente para todos os lugares. Sites de notícias tinham o mesmo modelo dos jornais: uma c

    Notas de Leitura - Por que os Generalistas vencem em um mundo de Especialistas

    No final do ano passado me deparei com uma sugestão no site da Amazon do livro "Por que os Generalistas vencem em um mundo de Especialistas", de David Epstein. Como o título me chamou a atenção, pois me considero muito mais uma pessoa Generalista do que um Especialista em si, resolvi lê-lo e coloco aqui minhas impressões. Basicamente o autor tenta mostrar que as pessoas podem ter sucesso das duas formas. Para isto ele cita os exemplos clássicos do esporte. Primeiro Tiger Woods, um golfista que foi treinado desde cedo pelo seu pai (dizem que começou a dar tacadas aos 2 anos de idade) e se tornou o golfista mais vencedor da história! Um treinamento dedicado durante toda a sua vida o levou a atingir o topo do esporte (ignorando os problemas da vida pessoal dele, claro)!  O segundo exemplo é do tenista Roger Federer. Federer começou tarde no tênis, primeiro experimentou vários outros esportes e, apenas as 14 anos, começou a treinar com mais dedicação. Inclusive Federer comenta qu

    Buscando e retendo talentos sem o hype da tecnologia

    Como engajar novos e atuais colaboradores da área de tecnologia se o negócio não requer tecnologias de ponta (Hype)? Esse é um dos grandes desafios de muitas empresas e vamos falar mais sobre ele. Aquecimento do mercado de trabalho de TI Com as mudanças geradas nos modelos de negócio do mundo todo, em quase todos os segmentos, muitas empresas voltaram seus olhos para a TI. Sejam lojas que precisaram  voltar a sua estratégia para o e-commerce (uma vez que os negócios físicos ficaram impedidos de abrir) ou mesmo indústrias que, em tempos de contenção, precisaram reduzir seus custos operacionais. Este tipo de movimento do mercado em busca de tecnologias também gera outro efeito colateral: o aquecimento de oportunidades e posições de profissionais de diversas áreas da Tecnologia da Informação (TI), às vezes os mesmos profissionais que foram dispensados na primeira semana de pandemia, onde não se sabia muito bem qual estratégia traçar.  Brotam de um lado recrutadores com vagas cheias de des