quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Viciados em Internet



Estava lendo uma notícia no Terra comentando que a China proibiu os castigos físicos para os viciados em Internet (leia aqui). Isto me fez lembrar que hoje temos clínicas de reabilitação para diferentes tipos e vícios (drogas, álcool, etc) mas nunca tinha ouvido falar em clínicas de reabilitação para viciados em Internet.
Já tinha ouvido falar do chamado "vício de internet" (Internet Addiction), pessoas que não conseguem ficar "desplugadas" da internet, passam horas e horas jogando videogame (online ou não), não desgrudam do celular, etc. Já teve casos de pessoas que morreram por passar muito tempo em frente ao computador ou no videogame. Entretanto, achei que ainda não haviam clínicas de reabilitação para isto.
Pesquisando um pouco no Google, encontrei a reSTART (ótimo nome), uma clínica de reabilitação para viciados em tecnologia sediada na cidade de Fall City, perto de Seattle. Eles tem programas para pessoas a partir de 15 anos de idade, para tratamento de vícios em internet, jogos online, chats e videogames. Pesquisando um pouco mais, descobri que tem outras clínicas em outros Estados americanos, na Europa. No Brasil, o Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI) da PUC/SP já faz um trabalho parecido.
Caso você se considere um viciado em tecnologia, ou pense em procurar algum tratamento, se você responder "SIM" para mais de 3 perguntas abaixo, é hora de fazer uma reflexão:
  1. Você passa mais tempo do que pensa que deveria navegando na internet?
  2. Você sente que tem problemas em limitar o tempo que passa na net?
  3. Seus amigos ou familiares já reclamaram sobre o tempo que você passa no computador?
  4. Você acha difícil ficar longe da internet por vários dias seguidos?
  5. Existem áreas da internet ou tipos de arquivos que você acha difícil de resistir?
  6. Você tem problemas em controlar seus impulsos de adquirir itens, produtos ou serviços na internet?
  7. Você já tentou, sem sucesso, encurtar o tempo que passa na internet?
  8. A maior parte do seu prazer e satisfação na vida vem da internet?
  9. Seus relacionamentos pessoais ou de trabalho já foram prejudicados pelo tempo que você passa na internet?
  10. Você leu este texto até o final?
Postar um comentário