quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Resumo do Futebol Brasileiro em 2008



Como praticamente não escrevi nada sobre futebol aqui durante o ano, vou escrever um único post comentando tudo o que me interessou nos campeonatos que eu acompanhei.

Gauchão
A maior decepção do Grêmio este ano. Depois de ser o melhor time da primeira-fase do campeonato, caiu para o Juventude em casa (devido ao gol-qualificado) e começou com um inferno-astral de 30 dias sem jogos. Obviamente que ficou fácil para os moranguinhos, que ganharam na final por 8x1 do Juventude com direito a gol do ex-goleiro Clemer.

Copa do Brasil
Outra decepção tricolor. Após meter 6x0 no Grêmio Jaciara, foi eliminado nos pênaltis pelo Atlético/GO que, no fim-do-ano, foi campeão da série C do brasileiro. Moranguinhos foram eliminados pelo Sport também de forma vexatória (3x1 para o Sport após estar ganhando por 1x0). Ao final, o Sport (que eliminou Palmeiras, moranguinhos e Vasco) ganhou do Corinthians e conseguiu o título que eles tinham perdido para o tricolor em 1989. Para variar, um time sem muita expressão nacional ganhou a Copa do Brasil. Aposto que ano que vêm o título vai para o Imperatriz/MA.

Libertadores da América
Cruzeiro, Flamengo, Santos, São Paulo e Fluminense disputaram a Libertadores este ano. Todos eles conseguiram passar para as fases de mata-mata mas acabaram vacilando.
O Flamengo decepcionou mais e, depois de ganhar de 4x2 do América do México lá no México, acabou perdendo por 3x0 em pleno Maracanã e caiu fora nas oitavas-de-final. O Cruzeiro também foi eliminado nesta fase, perdendo duas vezes de 2x1 para o Boca Juniors.
Nas quartas-de-final foi a vez dos paulistas irem embora. O Santos perdeu para o América do México e o São Paulo, depois de ter a vaga quase garantida, acabou perdendo para o Fluminense com um gol do Washington na finaleira do jogo e também deu adeus.
Depois, Fluminense conseguiu eliminar o Boca Juniors na semi-final e foi disputar contra a inexpressiva LDU do Equador. O título estava quase assegurado mas, como era o Fluminense, com Renato Gaúcho, acabaram perdendo o título nos pênaltis e a LDU conquistou seu primeiro título da Libertadores.

Copa Sul-Americana
A "Série-B" da Libertadores foi ganha pelos moranguinhos que, enfim, ganharam um título da segunda-divisão, apesar da maioria dos times terem jogados com os reservas (a Conmebol terá de pensar melhor nesta competição). Depois de passar pelo rival com 2 empates (de novo o Grêmio perde uma vaga pelo saldo-qualificado), eles eliminaram a Universidad Catolica (Chile), Boca Juniors, Chivas (México) e foram disputar a final contra o Estudiantes. Quase perderam o título depois de um grande jogo na Argentina e um jogo ridículo na Beira-do-Lago, mas a estrela do guri-bambi Nilmar falou mais forte e, com um gol muito esquisito, acabou se tornando "campeão de tudo"

Campeonato Brasileiro - Série B
O Corinthians passeou na Série B. Campeão com 17 pontos de vantagem sobre o segundo-colocado, Mano Menezes conseguiu ser bi-campeão da Série B. Subiram também o Santo André (com Marcelinho Carioca), o Avaí e o Grêmio Barueri.
Rebaixados Marília, Criciúma (mesmo com o Jardel), Gama e o CRB.
O Juventude fez fiasco e nem vale a pena comentar.

Campeonato Brasileiro - Série A
O primeiro-turno do campeonato foi do Grêmio. Depois de ficar um mês inteiro treinando, o Grêmio entrou tinindo no brasileiro e fez o melhor aproveitamento de um time no primeiro-turno do campeonato. Depois ficou setembro inteiro sem ganhar um jogo e acabou derrapando no final e perdendo o título merecidamente para o São Paulo. Valeu pela vaga para a Libertadores e por ter ficado, novamente, bem a frente dos moranguinhos.
No campeonato mais feio que já vi (nenhum time encantava neste campeonato), foram para a Libertadores o São Paulo, o Grêmio, o Cruzeiro (que só ficou fora da zona de classificação da Libertadores por uma rodada) e o Palmeiras (que, assim como o Grêmio, fez um campeonato bom no início mas fez feio no final).
Com o prêmio de consolação (a Sul-Americana), ficaram Flamengo (bem-feito, estavam cantando vitória há umas 10 rodadas do final), moranguinhos (18 pontos atrás do Grêmio), Botafogo, Goiás (eles podiam ter ganho do São Paulo, ?!), Coritiba, Vitória (grande campanha do Wagner Mancini), Atlético/MG e Atlético/PR. Ainda está em discussão se ou Sport ou Fluminense vão para a Sul-Americana, devido ao Sport estar na Libertadores.
Os "promovidos" para a série B são Ipatinga (o que eles estavam fazendo na Série A?), Portuguesa, Figueirense e o Vasco da Gama (para garantir que o Pay-Per-View da Série B tenha audiência).
Postar um comentário