O meu primeiro emprego (tirando estágio) foi como instrutor em uma escola de informática. Após isto, entrei no mercado profissional e só voltei a ser professor em 2005 (como segundo emprego). Depois de uma parada ano passado, voltei ao mundo acadêmico este ano. No final, são apenas 4 anos como professor, mas o suficiente para poder descobrir o quanto um professor deve ser um gestor na sala de aula.
Em uma pesquisa rápida, descobri na Revista Profissão Mestre as características de um Professor-Gestor. Se alterares as palavras "alunos" por "funcionários", "turma" por "equipe" e "escola" por "empresa", verás que não muda muita coisa:
Feliz Dia do Professor!
Em uma pesquisa rápida, descobri na Revista Profissão Mestre as características de um Professor-Gestor. Se alterares as palavras "alunos" por "funcionários", "turma" por "equipe" e "escola" por "empresa", verás que não muda muita coisa:
- Constrói uma imagem positiva de si mesmo, dos alunos e da escola
- É co-responsável pela captação e fidelização de alunos (novos talentos)
- Busca atualização em diversas áreas, constantemente
- Planeja suas ações prevendo as suas conseqüências
- É pró-ativo
- Comunica-se bem, mantém todos bem informados sobre o seu trabalho
- Mantém contato com ex-alunos e outras pessoas interessantes para a escola
- Estimula e utiliza as tecnologias disponíveis na escola
- Envolve pais (diretores), alunos e outros professores com os seus projetos para a escola
- Estabelece com os alunos metas de curto, médio e longo prazo e cria instrumentos para acompanhamento
- Compreende o ambiente escolar e o cenário interno e externo
- É participativo e comprometido com a escola e seus alunos
- Contextualiza o ensino
- Gerencia o tempo e os processos
- Possui uma postura inter-disciplinar, ou seja, trabalha pautado na realidade e na sociedade que temos
- Adota metodologia de pesquisa e separa a idéia de competência de conteúdos
- Promove o trabalho em grupo e com projetos
- Não traz para os alunos respostas para as perguntas que eles não fizeram e sim formula com eles novas perguntas, incentivando novas descobertas
- Valoriza os alunos. Sabe que até os "com mais dificuldades" têm características positivas que podem suscitar o recebimento de elogios que melhoram a sua auto-estima
- Promove a colaboração. Sabe que não é detentor único do saber
- Reconhece nos conflitos uma oportunidade para o crescimento e amadurecimento da turma
- Utiliza os meios burocráticos e tradicionais de ensino para facilitar, não para constranger.
Feliz Dia do Professor!