terça-feira, 22 de abril de 2008

Sobre as palestras que vi no FISL 9.0



Um resumo bem resumido sobre as palestras que vi no FISL. Infelizmente não pude ir ao FISL no sábado pois fins-de-semana são dias para passar com a família, mas seguem abaixo as minhas impressões.


Desenvolvimento de Rich Internet Applications em Alto Desempenho para Web 2.0 com o GWT e Grizzly Comet
Por: Alexandre Gomes e Ted Goddard

Palestra muito boa, que apresentou o conceito de RIA de uma forma muito consistente.
Além disso, explicou como é possível realizar o RIA com o GWT, Grizzly Comet e o Icefaces.
Valeu pelo conceito. e pela explicação de como podemos realizar requisições para que o servidor avise o cliente de que algum evento ocorreu.
Apresentou os problemas da arquitetura e como pode ser solucionado através do Grizzly e Icefaces.

Enabling Real-Time Rich Internet Applications with Apache Derby & Comet
Por: Ted Goddard e Francois Orsini

Como um dos autores era o mesmo da palestra anterior, começou com uma repetição da teoria por traz de RIA que tinha sido explicada anteriormente.
Após, uma boa apresentação de como pode ser utilizado o Apache Derby para controlar o envio de dados para as aplicações mesmo em caso de perda de conexão do usuário com o servidor.
Classifico como interessante e, em termo de importância, coloco ela como número 3 das palestras que vi.

Migrando Aplicações .Net para plataformas livres com Mono
Por: Everaldo Canuto

Segunda melhor palestra que assisti no FISL. Conseguiu colocar as características do Mono em relação ao .Net, bem como os passos de uma migração de aplicação sem puxar para um lado ou para o outro.
O único palestrante que conseguiu confessar que existem coisas boas feitas pela Microsoft.
Na parte técnica, colocou bem o quanto o Mono está maduro para receber aplicações .Net, bem como alguns dos problemas que uma migração destas pode ter, como o problema da ADO do Oracle para Mono em retornos de cursor e como resolver o problema do uso do WinForms em aplicações desktop.

Large Scale PHP
Por: Rasmus Lerdorf
Resumo aqui

O criador do PHP fez a melhor palestra que eu assisti.
Passou um contra-argumento àqueles que dizem que o PHP é lento, deu várias dicas de como melhorar as aplicações, mostrou os problemas de segurança que os sites frequentemente possuem, explicou melhores práticas de desenvolvimento e muito mais.
Algumas das dicas vão contra o que muitos fazem para facilitar a vida do programador mas, como ele colocou, quanto mais coisas utilizamos para facilitar, mais complexas se tornam as nossas aplicações.

Duro de Errar 5.0 - Tratamento, Controle e Configuração de erros em PHP
Por: Marcélio Leal
Resumo aqui

Esperava um pouco mais desta palestra mas este é o problema de se criar expectativas. A palestra se resumiu a explicar configurações de erros, como utilizar as configurações para realizar track de erros e pouca coisa sobre como evitá-los durante a programação.

Entrando nos Trilhos: Uma Introdução a Ruby On Rails
Por: Fabricio de Souza Nascimento

Como não sabia direito o que era o Ruby On Rails, fui para a palestra com a esperança de que fosse mostrado o que ele pode fazer para melhorar as aplicações e que vantagens tem sobre outros Frameworks de desenvolvimento Web.
Entretanto, o Fabricio praticamente resumiu a sua palestra em como fazer um "Hello World melhorado" em Ruby On Rails e não falou muito da arquitetura do negócio.
Para mim a palestra foi pouco útil mas com certeza deve ter tido alguém que aproveitou.
Postar um comentário