quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Trabalhar "botando no cu dos outros"



Tenho notado em algumas das empresas uma nova forma de trabalho (ou não tão nova assim) que é a célebre "botar no cu dos outros".
Fiz um post uns dias atrás sobre Ética no Trabalho e ontem estava pensando que a falta de ética está ligada diretamente a esta forma de trabalho.
Podemos notar isto em várias situações, como as que seguem:
  • Se um projeto que depende de várias equipes tem problemas, uma equipe joga a responsabilidade do problema para a outra.
  • Se um projeto na mesma equipe tem problemas, acontece a mesma coisa.
  • Se tu fez algo errado, tenta colocar a culpa no colega (comentário infame: geralmente um estagiário).
Empresas menores dificilmente tem este problema porque as pessoas estão mais próximas e sabem o que está acontecendo. Já empresas com muitas equipes ou com equipes que passaram por reestruturações, isto acontece com mais freqüência.
Outra coisa que notei é que esta coisa acontece mais entre os chefes do que entre os empregados. Possivelmente porque chefes precisam dar explicações para diretores, não querem parecer incompetentes e não querem problemas para as suas equipes. Além disso, entre chefes geralmente existe mais "briga de vaidades".

A solução para este problema realmente é tentar embutir um pouco de Ética na cabeça das pessoas. Pessoas éticas não tem este comportamento e, ao invés de "botar no cu dos outros", tentam resolver os problemas de comunicação em conjunto. Para os três casos acima, o melhor a fazer seria:
  • Conversar entre as equipes (ou com os colegas) para que o problema não mais ocorra e, em conjunto, tentar achar uma solução sem "briga de vaidades"
  • Assumir o erro, admitir que pessoas erram e, principalmente, não cometer o erro novamente.
Creio que qualquer empresa só tem a ganhar melhorando este aspecto.
Postar um comentário