terça-feira, 23 de outubro de 2007

Uma maneira boa para confirmar troca de e-mails



Aqui na empresa, utilizamos o Bugzilla para controle de alterações e/ou aviso de problemas nos sistemas. Um software muito bom e que, para empresas de informática, cumpre muito bem o seu papel.
Entretanto, devido a uma reformulação nas minhas contas de e-mail, resolvi trocar o e-mail que estava cadastrado no programa.
Tudo simples, fácil, basta informar o novo e-mail e a senha e tudo está OK.
Após a confirmação na Web, o Bugzilla avisou que iria enviar um e-mail para a caixa-postal nova e um para a antiga.
"Sem problemas", pensei. Achei que ele iria enviar um para confirmar se o novo e-mail existe e outro apenas para avisar que o e-mail trocou.
Mas não foi bem assim, o negócio foi um pouco mais inteligente.
Na caixa-postal nova, recebi um e-mail com um link para confirmar o cadastro. Cliquei no link para confirmar e ele me pediu o e-mail anterior. Informei e ele me disse que estava tudo OK.
Entretanto, na caixa-postal antiga, recebi um e-mail dizendo que foi solicitada uma troca de e-mail e que, se não fosse feito nada em 3 dias (e o outro e-mail confirmasse), a troca seria permanente. Caso não fosse isto o desejado, bastaria clicar em um link que a troca seria desfeita.

Achei isto uma forma simples e muito eficaz para esta situação. Assim, mesmo que alguém descubra a minha senha e resolva trocar o e-mail de envio das mensagens, ainda assim tenho uma maneira de cancelar.
Idéia boa que poderia ser facilmente copiada em outros sites.
Postar um comentário